Por meio do renomado periódico científico Jama Network, no dia 07/05/2020, cientistas chineses publicaram artigo demonstrando a presença do Sars-Cov-2 em amostras de sêmen humano de pacientes acometidos por COVID-19!
Vamos às necessárias ponderações:
- Trata-se de primeiro estudo com essa abordagem o que por um lado justifica um pequeno número de pacientes (n=38) e que por outro lado trás impacto científico por ser o primeiro relato e servirá de referência para os estudos posteriores que surgirão a partir de agora.
- Todos os participantes testaram positivo para Sars-Cov-2 e alguns chegaram a apresentar a forma grave da Covid-19.
- OS AUTORES NÃO AVALIARAM A VIABILIDADE VIRAL EM AMOSTRAS DE SÊMEN HUMANO. Ou seja, o presente artigo não afirma que a constatação do novo coronavírus no sêmen humano está associada com a capacidade de transmissão e manifestação de Covid-19 por via sexual.
- Também não foi avaliada a variável “raça” e nem poderia ser feita por ser o primeiro estudo. Portanto, por enquanto, os resultados ainda não podem ser extrapolados e devem ser interpretados de forma restrita aos pacientes participantes da pesquisa.
- A taxa de positividade viral em sêmen humano foi de 60,5%, em um estudo de coorte! Estas características são relevantes pela forma como o estudo foi realizado e pela alta taxa de positividade entre os participantes!
- Este estudo servirá de referência para os necessários estudos posteriores envolvendo um número maior de pacientes, populações diferentes , abordagens diferentes.
Vamos seguindo juntos aquilo que não se encontra em livros, ainda!
Fonte: Diangeng Li, PhD; Meiling Jin, MD; Pengtao Bao, PhD; Weiguo Zhao, MD; Shixi Zhang, MD. Clinical Characteristics and Results of SemenTests Among Men With Coronavirus Disease 2019. JAMA Network Open. 2020; 3(5): e208292. doi:10.1001/jamanetworkopen.2020.8292
—