Tendo sido inicialmente detectada a presença do novo coronavírus em morcegos, lá no epicentro da pandemia e somado o fato de que os primeiros casos humanos foram identificados em trabalhadores de um mercado público de comércio de alimentos de origem animal, seria possível pensar em transmissão de Sars-Cov-2 entre humanos e animais?
Em tempo de isolamento social, poderiam os nossos queridos animais de estimação entrarem no circuito de transmissão viral?
Então, vamos aos fatos e suas diretas repercussões!
O artigo publicado no dia 12/05/2020 pelo periódico One Health e intitulado “The risk of SARS-CoV-2 transmission to pets and other wild and domestic animals strongly mandates a one-health strategy to control the COVID-19 pandemic”, traz importantes informações!
1. O RNA viral já foi detectado em amostras de saliva e das fossas nasais de dois cães e dois gatos pertencentes a duas pessoas diferentes e ambas confirmadamente positivas para COVID-19. Detalhe importante é que esses achados foram em países diferentes: China e Bélgica;
2. Estes animais também apresentaram sorologia positiva para Sars-Cov-2;
3. Em uma dessas duas situações foi realizado o sequenciamento do genoma viral no cão pertencente à uma pessoa infectada e o mesmo procedimento foi realizado em um animal da vizinhança, pertencente a uma pessoa não-infectada! Os resultados de semelhança genética do vírus encontrado em ambos os animais e o dono infectado associa-se fortemente com a #hipótese de transmissão direta entre eles. Os cães, por sua vez, apresentaram-se assintomáticos.
4. Em situações semelhantes, na Bélgica, gatos domésticos de donos portadores de COVID-19 foram testados com positividade na detecção de Sars-Cov-2. Assim como os cães, também os gatos não manifestaram sintomas.
5. O artigo cita que a transmissão de coronavírus entre seres humanos e animais já era conhecida e que os recentes relatos reforçam a #hipótese de que esse mecanismo esteja se estendendo ao cenário da pandemia de Sars-Cov-2.
6. São relatos iniciais, mais estudos são necessários para a confirmação definitiva das hipóteses levantadas e que são também relevantes por fomentar novas perspectivas para as políticas de enfrentamento.
Aqui fiz um resumo e, para quem se interessar pelo conteúdo completo do artigo, é só clicar no link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7194722/pdf/main.pdf! Grande abraço ! Cuidemos uns dos outros!