Publicada hoje (10/04/2020) a primeira (e única até o momento) revisão sistemática acerca da eficácia e segurança do uso de Cloroquina para tratamento de pacientes com COVID-19.
Fonte: A. Cortegiani, G. Ingoglia, M. Ippolito, et al., A systematic review on the efficacy and safety of chloroquinefor the treatment of COVID-19, Journal of Critical Care, https://doi.org/10.1016/j.jcrc.2020.03.005
Ponderações importantes:
- Uma revisão sistemática é o maior nível de evidência científica acerca do tema que aborda e é passível de atualizações à medida que outros estudos se desenvolvem, avançam e são publicados por revistas científicas de impacto e relevância internacional.
- Foram incluídos 06 artigos (todas as existentes e publicados dentro do período e contexto da pandemia de COVID-19) e 23 ensaios clínicos.
O artigo compila todas as evidências científicas até o momento e cita que:
- In vitro, a cloroquina parece ter a capacidade de limitar a replicação SARS-CoV-2 (causador da COVID-19)
- Até o momento há plausíveis justificativas pré-clínicas que respaldam o uso de cloroquina para tratamento de pacientes em estado crítico e grave, mas a segurança do uso depende de que a administração ocorra em ambiente hospitalar que disponha de estrutura de suporte emergencial à vida.
- Sugere-se que é justificável o investimento de recursos sobre o potencial terapêutico da cloroquina.
- Sugere-se a realização urgente de mais estudos globais que avaliem um quantitativo maior de portadores de COVID-19 e que possam demonstrar ou questionar de forma mais consistente utilidade terapêutica da cloroquina.
Não use cloroquina por conta própria! Você pode por sua vida em risco! Não se automedique!
#scienticevidences #covid19 #naoseautomedique